Acervo da Luta Contra a Ditadura

 

Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento__

 
O Estado Autoritário fundamentou-se ideologicamente na Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento, em termos de intervenção política e econômica no processo histórico brasileiro.
 A Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento foi, durante muito tempo, a principal base que justificou as atividades da Comunidade de Informações no Brasil.
 Todo o sistema de informações e repressão brasileiro fundamentou-se na DSNeD. O alvo prioritário da Comunidade de Informações, assim, era o "Inimigo Interno", ou seja, elementos brasileiros ou estrangeiros que agiriam subversivamente, pondo em risco a segurança nacional.
 A DSNeD embasou ideologicamente as atividades de informação e contra-informação no Brasil durante a ditadura militar, embora não tenha tido capacidade de fundamentar um estrutura burocrática única, que desse conta das demandas de controle total sobre a população, especialmente aquela parcela (enorme, conforme a mesma doutrina) que se caracterizava como oposição real ou potencial.
 O conjunto dos órgãos de informações estatais e para-estatais, fundamentados técnica e politicamente na DSNeD, articulados entre si e com organismos internacionais de segurança e informação, constitui o que se convencionou chamar de Comunidade de Informações, que tem como uma de suas atividades a Espionagem Política.

Fragmento de ESPIONAGEM POLÍTICA: Instituições e Processo no Rio Grande do Sul, Sinara Porto Fajardo, 1993, pp. 56 - Dissertação de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Sociologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul